Esportes de Aventura e Noticias da cidade de Socorro-SP e regiao do Circuito das Aguas

Campeonato Brasileiro de Rafting começa na próxima sexta-feira

Em Socorro, estão confirmadas duas equipes, até o momento: a Nativas do Peixe e a Kango Jango, que disputará pela categoria Sub 19

23760rafting XX.tifO Campeonato Brasileiro de Rafting, categoria R4, tem início na próxima sexta-feira, 22 de março. O evento, sediado pela primeira vez em Socorro, será realizado pela Confederação Brasileira de Canoagem, em parceria com Núcleo de Aventura de Socorro e a equipe socorrense Nativas do Peixe, e conta com o patrocínio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Prefeitura.
O campeonato promete ser bem disputado e contará com a presença de  equipes   de  ponta,  afirma  o coordenador do Núcleo de Aventura de Socorro, João Carlos Ramalho Júnior (Juneca). “Como participam apenas equipes confederadas, receberemos neste campeonato os atletas bicampeões mundiais e medalhistas pan-americanos da equipe Bozo D’Água, da, a equipe feminina 40 Graus, medalha de prata no pan-americano, ambas da cidade de Brotas,  e da Xícara Maluca, do Rio Grande do Sul, medalhistas, entre outras que se destacaram em torneios internacionais”, afirma ele.
Serão cerca de 150 atletas, vindos de diversos estados, como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, entre outros.
Em Socorro, estão confirmadas duas equipes, até o momento: a Nativas do Peixe que, no ano passado foi destaque no Campeonato Brasileiro de Rafting, categoria R6, realizado em Brotas, conquistando o 3º lugar da competição. “Dentre as competidoras, temos duas atletas que trabalham como guias de rafting na cidade. Elas são as únicas mulheres que trabalham nesta função no turismo socorrense. É uma equipe que tem melhorado a cada evento, e esperamos que elas possam representar bem a cidade”, destaca Juneca.
Outra equipe socorrense confirmada para o campeonato brasileiro é a Kango Jango, que disputará pela categoria Sub 19. Esta será a primeira competição em nível nacional dos quatro atletas da equipe, e a estreia será logo em casa. “Desde o começo do ano estamos treinando forte, com o projeto de entrar para o campeonato. Todos os atletas da equipe são condutores de rafting e temos uma expectativa de pelo menos conseguir um pódio. Vai ser muito difícil, principalmente por conta da falta de equipamentos, mas estamos otimistas”, afirma Fernando Carazzato, técnico da equipe Kango Jango.
A saída das provas será do Parque do Monjolinho e, segundo Juneca, na sexta e no sábado, as provas serão em locais acessíveis, para que o público possa acompanhar de dentro dos parques.
Além da divulgação do turismo de aventura socorrense, a etapa terá grande importância dentro do segmento, já que a disputa em Socorro é a primeira etapa do campeonato pré-mundial e ainda vale vaga para o campeonato mundial no próximo ano.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de março, pelo endereço http://extranet.cbca.org.br. As categorias em disputa serão Junior: Sub19 (menores de 19 anos) e Sub 23 (menores de 23); Open: idade livre (maiores de 16 anos) e Másters: maiores de 40 anos (seletiva para o mundial do Brasil 2014). Todas as reuniões de chefes de equipe serão no Ginásio Municipal de Esportes  Nego Bonetti, onde a organização vai fornecer alojamento, a partir do dia 21 de março. As equipes serão premiadas com medalhas, do primeiro ao terceiro colocado, e a premiação será feita no último dia, na Praça da Matriz. O regulamento e a programação completa do campeonato podem ser consultados na página da CBCa (www.canoagem.org.br), na modalidade rafting.
“Agradeço o apoio da Prefeitura, do COMTUR e, também, do Departamento de Esportes, que foram todos extremamente solícitos e nos ajudaram a tornar possível este evento. Além disso, apesar do pouco tempo para organização, as expectativas são as melhores possíveis para um grande campeonato”, conclui o coordenador do do Núcleo de Aventura.

Foto: Aquarela Fotográfica
Fonte Jornal O Municipio

Adicionado em: destaque, Esportes de Aventura, Notícias, Rafting, Socorro-SP

Switch to our mobile site