Esportes de Aventura e Noticias da cidade de Socorro-SP e regiao do Circuito das Aguas

Cascading

Este esporte, que surgiu na Europa com força total na década de oitenta e que no Brasil chegou no início dos anos 90, combina técnicas de escalada e técnicas verticais, para podermos explorar os canyons, hoje em dia também temos o cascading que seria apenas a descida de cachoeiras em corda usando a técnica do rapel. A idéia do esporte é você ir passando pelos obstáculos naturais existentes no canyon, quando necessário utilizando de artifícios como cordas ou coletes salva-vidas, para tanto você tem que ter conhecimentos técnicos para poder fazer as coisas corretamente e com firmeza, sabendo os prós e contra dos equipamentos e das ancoragens, pois a fixação é importantíssima para sua preservação.

Canyoning é a exploração de cânions usando técnicas deescalada. Embora a vitrine da atividade seja o rapel em cascatas, amplamente praticado no Brasil, o esporte requer conhecimentos mais abrangentes. O adepto deve ter noções de segurança em rapel e escalada, natação e de espeologia, que permitam avaliar os obstáculos durante a exploração de cânios e rios em garganta. O canyoning tem origem franco-espanhola, pois surgiu quando um grupo de espeólogos procurava cavernas nos cânions dos Pirineus – cadeia de montanhas no norte da Espanha e no sul da França. A atividade foi introduzida no Brasil em 1990.

Risco: quedas e contusões

Você precisa: condicionamento físico médio e curso com aulas práticas e teóricas antes da primeira experiência.

O que levar: as escolas e agências fornecem todo equipamento necessário: cordas, mosquetões, descensores, cinto-cadeirinha, capacete, mochila, luva e roupa de neoprene.

Switch to our mobile site