Esportes de Aventura e Noticias da cidade de Socorro-SP e regiao do Circuito das Aguas

Embratur apresenta Socorro para a mídia nacional e internacional

Socorro foi o primeiro dos destinos selecionados para o cumprimento do objetivo deste trabalho do programa de Relações Públicas da Embratur que, no exterior, concentrará as ações de promoção turística do Brasil em 17 países, dentre os quais estão Paraguai, Uruguai e Argentina

Desde terça-feira (11), o destino turístico Estância Hidromineral de Socorro está sendo experimentado por uma equipe de jornalistas e formadores de opinião de três países da América do Sul, trazidos à cidade pelo Programa “Turismo Internacional Sem Limites” da Embratur em parceria com o Governo Federal. Desse Programa, derivou a ação Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional que tem como mérito a indicação de segmentos, nichos e destinos que podem ser trabalhados para promover o Brasil como destino turístico no exterior.
Socorro foi o primeiro dos destinos selecionados para o cumprimento do objetivo deste trabalho do programa de Relações Públicas da Embratur que, no exterior, concentrará as ações de promoção turística do Brasil em 17 países, dentre os quais estão Paraguai, Uruguai e Argentina. Estes três países foram contemplados com a primeira viagem para jornalistas e formadores de opinião com alguma deficiência, unidos pelo mesmo roteiro de programações: Socorro, destino de aventura adaptado a pessoas com deficiência e a cidade de São Paulo, como uma das 12 cidades sede da Copa de 2014.
A promoção dessas viagens de imprensa visa aprimorar o relacionamento com jornalistas e formadores de opinião internacionais, aumentar a divulgação do Brasil no exterior, mostrar que o Brasil está preparado para receber os turistas com deficiência e divulgar no exterior os destinos brasileiros adaptados a esse público. Na Europa, há um público potencial estimado de cerca de 80 milhões de pessoas para o turismo adaptado a pessoas com deficiência. No ano de 2012, as ações estão voltadas aos países da América do Sul, estendendo-se progressivamente a outros mercados.
Os visitantes
Até o próximo domingo (16) estarão em Socorro, vivenciando o roteiro sugerido pela agência contratada pela Embratur: do Paraguai, o formador de opinião Cayo Sebastián Acosta Cuenca e o jornalista Miguel Angel Ortiz Granada; da Argentina, a formadora de opinião María José Benitez Coll e o jornalista Gustavo Ng; do Uruguai, o formador de opinião Martín Yazbek e o jornalista Luis Roux; e do Brasil uma equipe da Globo, do Fantástico, que apresentará a reportagem, neste domingo.
Programação
O grupo foi recepcionado pela prefeita Marisa, com quem seus integrantes tiveram uma entrevista, na última quarta-feira. Entre os esportes de aventura, realizaram trilha ecológica no Parque Monjolinho, rafting no Rio do Peixe, divertiram-se com a prática do boia-cross, canoagem, tirolesa, rapel e arvorismo, no Parque dos Sonhos e provaram as delícias do Café Caipira no Rancho Pompéia.
Ainda está previsto um passeio pelo Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, onde conhecerão a estrutura adaptada do local, passeio ao Moda Loja de Fábricas, Feira de Malhas, Horto Municipal e um jantar caipira na Fazenda Sant’Ana, do qual participarão os empresários do roteiro “Caminhos da Roça”, roteiro oficial do Ministério do Turismo, dentro do programa Talentos do Brasil Rural.
No sábado, o grupo passará o dia na cidade onde, entre o horário de almoço no Lubeck Bar, uma refrescante parada na Sorveteria Ademar e o happy hour no Jota Bar; também está previsto um city tour pelos locais contemplados pelo Projeto Socorro Acessível e visita ao Mirante do Cristo. No domingo, o grupo se despede de Socorro e vai para a capital, desvendar os atrativos da cidade de São Paulo.
Apresentação dos visitantes
Cayo Cuenca, cadeirante paraplégico, é funcionário do lado paraguaio da Usina Hidrelétrica da Itaipu Binacional, fundador e coordenador do Comitê da Diversidade Funcional (deficiência física) da Itaipu Binacional, o qual está focado em quatro princípios: direitos das pessoas com necessidades especiais; acessibilidade universal, turismo e visibilidade. Pela Itaipu, há anos trabalha pelos direitos e integração das pessoas com necessidades especiais, representando esta comunidade em sua cidade (Ciudad del Este) e na capital, Assunção.
Miguel Granada, desde janeiro de 2005, é chefe de redação e vice-diretor do jornal Diário Última Hora, depois de atuar como editor de política, subchefe e chefe de redação do jornal paraguaio La Nación.
Maria José é bailarina do Grupo Alma e tetraplégica. Faz parte da primeira companhia de Dança Integradora, sendo o Grupo Alma pioneiro e único da Argentina conhecido nessa modalidade de dança.
Gustavo Ng é jornalista com mais de 30 anos de experiência como correspondente de jornais da Argentina e veículos estrangeiros. Foi correspondente no Rio de Janeiro do diário japonês Yomiuri para América Latina. Há 10 anos é jornalista do Clarín, escrevendo para o suplemento “Viajes” e também assina coluna do caderno de cultura do Clarín.
O uruguaio Yazbek teve sua perna amputada em 2006, depois de um acidente de trabalho. A partir daí, dedicou-se à prática de basquetebol sobre rodas e atua com a Organización Pro Laboral para Lisiados, dando demonstrações de superação. Participou dos jogos Sul Americano da Venezuela em 2010 e da Copa Andina no Peru, em 2012, como integrante da Seleção Uruguaia.
Luis Roux escreve para o caderno cultural “O2”, do jornal El Observador e mantém coluna nos diários La Mañana e El País.

Adicionado em: Notícias, Socorro Acessivel, Socorro-SP

Switch to our mobile site