Esportes de Aventura e Noticias da cidade de Socorro-SP e regiao do Circuito das Aguas

Escalada

Para chegar ao cume de uma montanha, é imprescindível ter força física, equilíbrio psicológico e muita técnica. Aescalada teve início em meados do século XVIII, com a conquista do Monte Branco ( 4807 m), nos Alpes. Mas foi em 1953 que a maior montanha da Terra, o monte Everest (8848 m), foi vencida. Hoje, os equipamentos são muito mais evoluídos. Entre os apetrechos, além de cordas e cinto-cadeirinha, destacam-se o magnésio ( um pó branco que absorve o suor das mãos do escalador para manter a aderência às pedras) e as sapatilhas de borracha, que aumentam a sensibilidade e aderem com mais facilidade às rochas. A escalada é sempre praticada em duplas. O primeiro escalador sobe e recebe segurança do parceiro abaixo. Depois, de cima, ele dá suporte ao companheiro.

Estilos de escalada:
- esportiva: praticada em pequenas falésias, cuja altura vaira entre 20 e 60 m, utilizando vias curtas, de fácil acesso, e boa ancoragem.
- Em big wall: para escaladores experientes. Pode durar vários dias, exigindo que o grupo tenha que dormir ancorado nas paredes, utilizando barracas especiais. A modalidade requer uso de técnicas de escalada livre e artificial, além de grande quantidade de bagagem como barracas, sacos de dormir, comida e água.
- Alpina: paredes de difícil acesso, em regiões de características inóspitas, como a neve. Técnicas de big wall. Necessário planejamento, levando em consideração aspecto metereológico e logístico.

Risco: quedas

Você precisa: bom condicionamento físico, flexibilidade, força física, concentração. O curso básico é feito em 2 finais de semana de atividades práticas com duas ou 3 aulas teóricas.

O que levar: os equipamentos básicos são cordas de segurança ( com boa elasticidade), cinto-cadeirinha ( para o escalador se prender à corda) e mosquetões.

Switch to our mobile site