Esportes de Aventura e Noticias da cidade de Socorro-SP e regiao do Circuito das Aguas

Rapel

Atividade segura, o rapel é descida de paredões, abismos e cachoeiras com o auxílio de cordas. Essa técnica deescalada, utilizada também no caving e no canyoning, pode ser positiva ( com apoio dos pés em paredão) ou negativa (sem apoio dos pés ), Guiada ( com desvio diagonal da trajetória, para evitar torrente ) ou fracionada ( dividido em vários rapeis menores para encontrar um caminho mais seguro ). Não é raro ver nas grandes cidades pessoas praticando rapel em pontes e viadutos como forma de treinamento.

Equipamentos:
- corda: fixa o praticante à rocha, protegendo-o no caso de uma queda. As cordas utilizadas são feitas geralmente de nylon. Conforme a elasticidade, são classificadas como estáticas ou dinâmicas ( mais indicadas para suavizar aaceleração durante a descida)
- freios: peças metálicas (em forma de oito), presas na cadeirinha, que controlam a velocidade da descida, a partir do atrito provocado com a corda.
- Cadeirinha (bouldrier): sustenta o praticante durante a descida, proporcionando mais conforto e segurança. Deve oferecer conforto ao ser vestida, para não limitar os movimentos.
- Mosquetões: peça metálica com formato de elo, com uma lingüeta, utilizada para prender o oito à cadeirinha e ficas as ancoragens.
- Capacete: protege a cabeça do praticante contra acidentes provocados por pedras soltas.

Riscos: quedas e contusões

Você precisa: condicionamento físico médio e curso com aulas práticas e teóricas antes da primeira experiência.

O que levar: as agências fornecem o equipamento: cordas, mosquetões, descensores, cinto-cadeirinha, capacete e luva.

Switch to our mobile site