Esportes de Aventura e Noticias da cidade de Socorro-SP e regiao do Circuito das Aguas

Socorro oferece esportes de aventura para pessoas com deficiência

28170839_m

Cidade do interior de São Paulo tem pontos turísticos e atividades adaptadas

Localizada na Serra da Mantiqueira a 130 quilômetros de São Paulo, Socorro é conhecida como Cidade Aventura. Com relevo montanhoso e muitas corredeiras, a região recebe cerca de 500 mil turistas por ano e oferece 20 atividades de aventura como rafting, canoagem, arvorismo e rapel.

O que muita gente não sabe é que Socorro também é referência internacional em turismo de aventura acessível. O Projeto Aventureiros Especiais, realizado pela prefeitura em parceria com a ONG Aventura Especial, fez um trabalho de identificação das adaptações necessárias para inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nos esportes.

Foram realizados vários testes de campo reunindo pessoas com deficiência física, sensorial, mental e múltipla. Entre eles, um amputado, um paraplégico, um tetraplégico, um deficiente visual, um surdocego, um paralisado cerebral, um atáxico e um portador de Síndrome de Down. Acompanhados por fisioterapeutas, médicos e voluntários, todos praticaram diversas modalidades com o intuito de apurar as necessidades de adaptações e condutas a serem seguidas pelos profissionais do turismo.

Além das adaptações físicas, como o desenvolvimento de uma cadeirinha para técnicas verticais, um colete e uma cadeira para o bote de rafting (específicos para pessoas sem mobilidade no tronco), também foram criadas condutas e procedimentos de comunicação alternativa para interagir com as pessoas com deficiências sensoriais, antes e durante as atividades. O Projeto também adaptou e sinalizou pontos turísticos da cidade.

Hoje, o aventureiro especial participa de atividades como arvorismo, boia-cross, canoagem, cavalgada, escalada, rafting, rapel, tirolesa, entre outras.

Mais informações no site: www.aventuraespecial.org.br

Fonte :www.webventure.com.br/

Adicionado em: Esportes de Aventura, Notícias, Socorro Acessivel, Socorro-SP, turismo

Switch to our mobile site