Esportes de Aventura e Noticias da cidade de Socorro-SP e regiao do Circuito das Aguas

Economia

As principais atividades econômicas da cidade dividem-se entre turismo, malharias, confecções e agricultura.

Socorro é conhecida como Cidade Aventura e como a Cidade das Malhas, devido ao grande número de malharias e confecções que oferecem produtos de excelente qualidade, com preços baixos, a turistas e consumidores em geral. Além de realizar vendas para o mercado externo, principalmente para países da América do Norte e da Europa, a indústria de malha atende ao mercado interno, fornecendo produtos para grandes magazines. No mercado nacional, Socorro tem hoje uma expressiva participação no segmento de enxovais infantis. Atualmente existe uma tendência para a diversificação de produtos, principalmente no que se refere ao setor de confecções em meia malha e tecidos.

A indústria de malhas, em Socorro, está atingindo um alto grau de profissionalização. A atividade, que era incipiente e doméstica, teve início no final da década de 60 quando surgiram as primeiras máquinas do tipo Lanofix. De lá para cá muitas coisas mudaram: várias empresas utilizam equipamentos de última geração como a máquina alemã Stoll, totalmente computadorizada, que inova na criação de desenhos para tecidos em malhas. No total, a cidade já conta com mais de 500 malharias e confecções, segundo dados da Associação Comercial e Industrial de Socorro. Com investimentos em tecnologia e o aumento do número de empresas, o setor chega a produzir aproximadamente 80 toneladas por mês,  durante o inverno, o que corresponde a 320.000 peças.

A realização de feiras contribui também para que a cidade tivesse seu nome definitivamente associado à produção e comércio de malhas. Esses eventos, dirigidos inicialmente para varejistas e atacadistas, atraíram milhares de consumidores de diversas regiões do País. A Expomalhas, Feira de Malhas e Tricô, inciada em 1991, tornou-se referência para eventos de outras cidades. A exposição conta com o apoio de entidades de classe do município, da Prefeitura Municipal, da Associação Comercial e Industrial de Socorro e do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) que tem, inclusive, orientado empreendedores do setor que almejam a criação, desenvolvimento e consolidação de empresas competitivas.

Além da Expomalhas, realizada anualmente, a cidade conta com a Feira Permanente de Malhas (próxima ao portal).

Switch to our mobile site